3 atividades de caligrafia divertidas para crianças em alfabetização

A fase de alfabetização é uma das mais importantes na vida de aprendizado das crianças. O momento de aprender a ler e escrever é crucial para que os pequenos desenvolvam sua capacidade de expressão pela escrita e que se interessem por atividades extremamente enriquecedoras e prazerosas, como a leitura e a criação de histórias literárias.

Separamos aqui algumas dicas de atividades de caligrafia para que seus filhos possam aproveitar esse momento e fazer deste aprendizado algo divertido e criativo.

  1. Recortes e colagens

 Cheias de figuras e cores, as revistas e jornais podem ser um atrativo extra para atrair a atenção das crianças. Em tempos de dispositivos eletrônicos e informação digital, os veículos impressos ainda podem ser atrativos para a nova geração por sua possibilidade de interação tátil. Com variadas fontes, uma revista pode mostrar para as crianças diferentes formas de escrever as palavras e formar frases.

Que tal jogar um jogo de recorte e colagens separando as sílabas das manchetes e montando novas palavras? Isso ajudará as crianças a entender como cada fonema é formado em cada palavra, diferenciando diferenças como o uso do “C”, do “S” e do “Ç”; entre outras variações de escrita.  Uma atividade de caligrafia também pode ser útil neste momento. Que tal, após formar as palavras, as crianças brincarem de reproduzi-las em uma folha de cartolina? Isso os ajudará a fixar aquele formato de escrita na memória e a aprender a ortografia correta.

  1. Bingo de palavras e criação de histórias escritas

 As crianças têm uma incrível capacidade de aprendizado e memorização. Para aproveitar essas habilidades, nada melhor do que usar brincadeiras divertidas que as incentivem a aprender como cada palavra é formada através das sílabas e escrita no papel. Usando recortes de revistas ou de sílabas escritas em cartolina, monte um bingo onde as crianças formem diferentes palavras com as sílabas sorteadas.

Ao formar uma palavra completa, a criança grita o “bingo”. Para vencer e ganhar uma recompensa – como um pequeno doce ou sobremesa – a criança precisa ter formado a palavra com a grafia correta. Isso os incentivará a participar da brincadeira com mais atenção e aprender as diferenças entre cada fonema e letra das palavras.

Aproveitando o aprendizado destas palavras, a atividade de caligrafia seguinte pode ser a criação de pequenas histórias com base nas palavras criadas no bingo. Com um grande papel ou pedaço de cartolina, incentive as crianças a escreverem as palavras formadas e a criarem histórias a partir delas, auxiliando sempre para mostrar como se pratica a escrita de novas palavras que forem surgindo durante a comunicação verbal. Isso os incentivará a explorar sua imaginação ao mesmo tempo em que aprendem como utilizar e escrever cada palavra e frase.

  1. Cadernos de caligrafia aliados a jogos e brincadeiras

 Um clássico da fase de alfabetização, os cadernos de caligrafia fizeram parte da infância de diversas gerações. Mesmo com o avanço dos formatos digitais e da escrita em computadores e tablets, escrever à mão ainda é uma parte muito importante do processo de alfabetização. A diferença entre letra cursiva e de forma também continua sendo importante, já que isso aumenta a capacidade de expressão e entendimento das crianças ao visualizarem ou escrevem palavras, frases e redações.

Para inovar o processo de aprendizado, que tal aliar as tradicionais atividades no caderno de caligrafia à escrita de forma com outros materiais? Criar letras, sílabas e palavras com objetos como massinha ou botões também pode ser um interessante incentivo para as crianças. Utilizar alimentos secos como macarrão ou feijão para formar palavras é outra atividade com viés divertido e desafiador. Que tal sortear palavras e incentivar as crianças a escrever elas colando os grãozinhos de feijão em um pedaço de papel?

Tradicionais jogos de rimas – como falar uma palavra e incentivar as crianças a pensarem em outras que rimem com ela – também podem ser usados para melhorar a caligrafia e a ortografia. Que tal pedir para que cada criança escreva a palavra que rimou com a primeira da brincadeira? Conferindo de perto e ensinando a grafia, isso fará com que elas aprendam de forma mais fácil palavras com escrita e fonética parecida.

Com essas ideias em mente, é hora de colocar em prática e deixar os pequenos explorarem o universo da escrita e da leitura de forma simples e criativa. Conforme o aprendizado avança, as atividades também podem subir em grau de dificuldade. Isso aumentará o desafio para as crianças e fará com que elas melhorem seu vocabulário e a variedade de palavras conhecidas. Com uma boa base, as crianças podem crescer sabendo que a escrita e a leitura são algumas das maiores riquezas intelectuais da nossa sociedade. Em um mundo cada vez mais repleto de informação, esse aprendizado pode ser um divertido e valioso diferencial para seus filhos.

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário