6 cuidados indispensáveis com a primeira dentição do bebê

Os dentes decíduos, popularmente chamados de dentes de leite, são de fundamental importância para a fala, alimentação, assegurar o espaço necessário para a erupção dos permanentes e convívio social dos indivíduos. Surgindo a partir dos 6 meses de vida, eles constituem a primeira dentição do bebê e assim, requerem alguns cuidados a fim de garantir uma boa saúde bucal e sistêmica.

Pensando nisso, separamos 6 cuidados para você ter com esses primeiros dentinhos e assegurar que eles cresçam fortes e bonitos. Acompanhe!

1. Faça uma boa escovação

Com o surgimento dos primeiros dentes, é fundamental que se inicie a escovação, pois assim como nos adultos, ela é a principal maneira de realizar a higienização da cavidade oral (principalmente dos dentes posteriores).

O ideal é que a escova possua cabeça pequena, cerdas ultra macias e cabo longo para facilitar a execução da atividade pelos pais pelo menos duas vezes ao dia. O momento deve ser algo divertido para acostumar o pequenino e estimular esse hábito, a quantidade de creme dental deve ser menor que meio grão de ervilha.

2. Limpe as gengivas

Antes e durante a erupção de todos os dentes, as gengivas estão presentes e são responsáveis, em parte, pela deglutição do bebê. O problema é que muita gente pensa que elas não acumulam bactérias e, por isso, não precisam ser limpas, o que não é verdade.

As gengivas também precisam ser higienizadas. Para tanto, você pode utilizar uma gaze embebida em água filtrada ou ainda uma dedeira de silicone com cerdas macias e massagear a região até que todo o excesso de leite materno e outros alimentos sejam removidos.

3. Leve-o ao dentista

Visitas regulares ao dentista são essenciais para qualquer pessoa que queira um sorriso bonito e saudável e para os bebês, isso não é diferente. Recomenda-se que após seis meses do irrompimento do primeiro dente na cavidade bucal, o bebê seja levado ao dentista para avaliação e acompanhamento.

O profissional será capaz de detectar possíveis problemas e deficiências, e orientar qual a melhor maneira de tratá-los. Depois disso, as visitas devem ser feitas pelo menos duas vezes ao ano.

4. Promova uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável deve começar o quanto antes, pois garante nutrientes adequados para o crescimento saudável do bebê e de seus dentes. Até os seis meses de idade, o ideal é que a única fonte alimentícia seja o leite materno, ele atenderá a todas as necessidades do pequenino e contribuirá para o bom desenvolvimento de suas arcadas dentárias devido ao ato de sucção do peito.

A partir dessa idade, pequenos alimentos como papinhas e frutas podem ser inseridos junto ao leite. Assim, promova uma alimentação rica em vegetais, frutas e proteínas, evitando alimentos altamente açucarados — eles são um prato cheio para as bactérias causadoras da cárie e outros problemas dentais.

5. Fique atento ao flúor

O flúor é um elemento capaz de fortalecer e remineralizar os dentes, contribuindo para um boa saúde bucal e redução do surgimento de cáries. O leite materno, a água fluoretada e a maioria dos alimentos possui o elemento e garante a quantidade necessária a ser consumida.

Porém, utilizar um creme dental fluoretado também é importante. Vale salientar, no entanto, que a porção da pasta na escova deve ser muito pequena, do contrário, problemas como a fluorose podem surgir.

6. Reprima hábitos deletérios

Atos como chupar dedo, chupetas, mamadeiras e colocar objetos duros na boca são chamados de hábitos deletérios, pois podem levar a malformações no palato, arcada dentária, mordida, fala, estética e deglutição do bebê.

Assim, é importante que os pais fiquem atentos a essas ações (quando em excesso) e reprima-as. De outra forma, a primeira dentição do bebê e sua saúde geral pode ser bastante comprometida, principalmente o seu sistema respiratório e digestório.

Esperamos que esse artigo sobre os cuidados a serem tomados na primeira dentição do bebê te mostre o quão importante é cuidar dessas preciosidades. Para ficar por dentro de mais conteúdos e dicas como essas, não deixe de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram. Tem sempre um post novo para você!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

thumbnail
hover

Conheça 7 brincadeiras para festas infantis

Você e seu filho já prepararam os detalhes da festa de aniversário dele, mas já pensaram nas melhores brincadeiras para festas infanti...

Deixe-nos um comentário