6 dicas de comidas saudáveis para crianças

Não importa a idade, alimentar-se bem deve ser uma prática mantida por toda a vida. Os benefícios para o organismo são inúmeros, ajudando a prevenir doenças e a garantir mais anos e qualidade de vida.

Enquanto os adultos já têm suas consciências e gostos formados, a preocupação deve se voltar para fornecer opções de comidas saudáveis para crianças. Dessa maneira, estão contribuindo para estimular bons hábitos, ensinando a importância de uma boa alimentação para o seu próprio bem-estar.

Para facilitar esse processo, separamos 6 dicas simples de comidas saudáveis para você começar a adotar hoje mesmo!

Insista nas saladas

Apesar de muitas crianças apresentarem resistência, verduras e legumes são alimentos essenciais de uma dieta rica e nutritiva. Portanto, não desista nas primeiras negativas. O paladar da criança vai sendo formado aos poucos e, se ela recusou uma abobrinha hoje, pode ser que daqui alguns dias ela passe a comer.

Você pode optar por algumas estratégias como oferecer o alimento de diferentes formas e montar pratos coloridos e divertidos. Tenha um pouco de paciência e deixe a criatividade aflorar!

Lanches mais saudáveis

Bolachas, bolinhos prontos, bisnaguinha, salgadinhos fritos, entre outros produtos podem ser muito práticos, mas não são nada saudáveis. Procure deixar os industrializados e as guloseimas fora da rotina, só para casos de exceção.

Na internet você pode encontrar diversas opções de lanches saudáveis, como sanduíches naturais, espeto de frutas, bolos caseiros, entre outros.

Produtos orgânicos

Outra boa dica de comidas saudáveis para crianças é tentar oferecer sempre produtos orgânicos, de procedência confiável, reduzindo o risco da ingestão de substâncias tóxicas. Além de serem mais nutritivos, eles evitam reações que vão desde alergias até o câncer.

Se você tiver espaço em casa (e não precisa ser um jardim inteiro, às vezes basta alguns vasos na varanda), uma ótima ideia é criar com seu filho uma horta. Além de ensiná-lo a cuidar do próprio alimento, isso poderá servir de estímulo para ele consumir aquilo que plantou.

Sucos naturais

Embora as crianças normalmente se encantem pelas caixinhas ou garrafinhas com o personagem do desenho favorito, tente evitar os sucos industrializados, que contém muito açúcar, aromatizantes, corantes, entre outros aditivos.

Com poucos minutos você consegue bater um suco natural, fonte de vitaminas e minerais. Mande para a escola na lancheira térmica, que eles duram cerca de 3 horas sem estragar ou perder o sabor.

Pipoca

Pode parecer que não, mas a pipoca é uma boa alternativa já que é rica em antioxidantes e fibras. Porém, o seu preparo é que requer atenção: não exagere no óleo, na manteiga ou no sal! Além disso, nunca escolha os pacotes de microondas, prefira sempre estourar o milho natural.

Menos sal e mais temperos naturais

Reduzir o consumo de sódio é importante para não sobrecarregar os rins e causar predisposição à hipertensão. Então, o ideal é temperar a comida com pouco sal e optar mais pelos sabores dos temperos naturais como cebola, alho, ervas, etc. Além de adicionar sabor e aroma, eles possuem mais nutrientes benéficos.

Concorda com as dicas acima de comidas saudáveis para crianças? Se você tem alguma para adicionar ou quiser compartilhar sua experiência com a gente, deixe seu comentário!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

Deixe-nos um comentário