6 erros na educação infantil que os pais não podem cometer

Existe alguma fórmula que ensine os pais a não cometerem erros na educação de seus filhos? Não. A verdade é que a educação infantil é uma tarefa árdua, fruto da dedicação e da observação dos pais.

Não cabe aqui traçar uma espécie de “manual de boas maneiras” para os pais, mas, sim, apresentar algumas medidas que podem ser tomadas para evitar sentimentos de incompetência e incapacidade de transformar os filhos em bons cidadãos, cientes de suas responsabilidades. Listamos abaixo seis erros mais comuns na educação infantil que os pais devem evitar. Vamos a eles:

Desautorizar o companheiro na frente da criança

Mesmo que os pais saibam que não podem “desmentir” um ao outro na frente do filho, no momento da raiva, é muito comum que isso ocorra. Além de confundir a cabeça da criança sobre o que é certo ou errado, o conflito faz com que a criança não obedeça ou não cumpra as regras. O ideal é que os pais finalizem o conflito com o filho e, posteriormente, a sós, conversem para chegar a um acordo.

Ceder ou se sujeitar às cenas de birra da criança

Muitos pais se sentem acuados ou negligentes quando o filho faz uma cena em um lugar público ou na frente dos colegas. Mas isso não significa que você possa deixar que seu filho esperneie e, com isso, ele se sinta no comando da situação. O que ele vai entender é que sempre conseguirá o que quer se chorar. Nesses momentos, os pais precisam explicar calmamente aos filhos que fazer birra não surtirá efeito. Caso contrário, é melhor deixar o local e, posteriormente, ter um bom diálogo com a criança. Mesmo que, em um primeiro momento, ela pareça não entender que a birra não leva a nada, depois de algumas vezes fazendo pirraça, vai notar que não é a melhor forma de obter o que quer.

Contar “pequenas mentiras” como se fossem verdades

Mesmo que seja uma brincadeira, dizer que o “lobo mau” vai pegar a criança se ela não se comportar ou que há um monstro que vem buscá-la se ela não fizer lição de casa, por exemplo, não é exatamente a melhor forma de se posicionar ao educar um filho. Com o tempo, essas “pequenas mentiras” não passarão incólumes aos olhos da criança e ela vai perceber que realmente são mentiras. Sabe aquela história de que filho de peixe, peixinho é? Pois é. É melhor falar a verdade, se não você vai fazer nascer um mentiroso.

Não investir em brinquedos de educação infantil

Um dos maiores erros dos pais é atender a todo e quaisquer pedidos dos filhos, mesmo que seja a décima boneca ou o décimo carrinho que ele peça. Portanto, quando for presentear seu filho por algo que ele mereceu, tente encontrar brinquedos que desenvolvam habilidades que, porventura, ainda não foram descobertas. Há várias opções divertidas no mercado, que estimulam a criatividade, o raciocínio lógico ou o desprendimento da criança.

Fazer ameaças, especialmente se não for cumprir o que prometeu

Uma das atitudes mais comuns dos pais na educação infantil é “ameaçar” ou negociar com seus filhos algum tipo de troca para que eles obedeçam. “Se você comer tudo, te dou uma bala”, “Se não fizer a lição de casa, não poderá ver televisão” e por aí vai. Psicólogos dizem que isso condiciona o comportamento da criança, sem verdadeiramente ensinar o que é certo. E o certo é usar estratégias proativas e ensinar valores, sem necessariamente usar artifícios como ameaças ou oferecer recompensas.

Não reconhecer as limitações de seus filhos

Muitas vezes, os pais acabam se espelhando nos filhos numa tentativa de viver o que não viveram. Ou ainda, negam-se a perceber que a criança tem dificuldades e que não é, e nem deve ser, “perfeita” em tudo. Isso prejudica o desenvolvimento da criança que, ao se expor, frustra os pais e a si mesmo. O correto é enfrentar os problemas dos filhos e tentar apoiá-los, especialmente nos momentos mais difíceis.

Gostou deste artigo? Tem mais alguma sugestão sobre os principais erros dos pais na educação infantil? Escreva nos comentários!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário