9 erros que os pais cometem na educação dos filhos

Já levantamos aqui no blog alguns erros que os pais não podem cometer na educação infantil. Entre eles, destacamos a desautorização na frente das crianças, a aceitação de birras, as ameaças, mentiras e falta de limites, além do não investimento em brinquedos educativos. Porém, sentimos a necessidade de abranger este assunto, pois são muitas as situações com as quais os pais devem aprender a lidar.

Não queremos criar uma receita pronta — cada criança tem suas individualidades, que precisam ser valorizadas e reconhecidas pelos pais. Assim, a partir delas, devem ser colocadas regras e limites que proporcionem o melhor resultado quanto à educação de seus filhos.

Veja, a seguir, 9 erros comuns que os pais cometem na educação dos filhos e dicas de como lidar com estes deslizes!

1. Não saber usar as palavras certas

Pedir por favor, licença, agradecer, entre outros modos educados de lidar com as pessoas são essenciais para que as crianças aprendam a conviver em comunidade. Os pais são um espelho para as crianças, por isso, quando eles veem que os pais agem dessa forma, acabam repetindo.

Portanto, não se esqueça das famosas “palavrinhas mágicas”. Não há como cobrá-las de seus filhos se você mesmo não as utiliza.

2. Não saber usar o “não”

Dizer “não” apenas por dizer provavelmente não terá a efetividade esperada. Então, sempre que for dizer “não”, explique para a criança o porquê e quais as consequências da ação caso ela não obedeça.

3. Não ter tempo para sua família

Sabemos que são tempos difíceis para mães e pais, pois ambos precisam trabalhar muito para dar o máximo de qualidade de vida para os seus filhos. Mas é essencial que se reserve um tempo para as crianças. Elas precisam de atenção e acolhimento, portanto, o tempo reservado para elas deve ser exclusivo para isso.

4. Deixar de refletir sobre suas ações

Não faça nada sem antes refletir um pouco. Quando fizer algo de cabeça quente por conta do cansaço do dia a dia, pense sobre sua atitude e não desconte, os seus problemas, nas crianças.

5. Explicar excessivamente uma situação

Não fique explicando muito sobre suas atitudes, seja sucinto e direto, mas sem perder a afeição. Quando for preciso dar bronca, dê! Mas quando for preciso elogiar, também o faça. Lembre-se de que tudo deve ser feito com cautela, sem exageros.

6. Desautorizar o companheiro

Um cuidado que deve ser tomado nesta dica é a questão da desautorização. Ambos os adultos responsáveis pela criança devem chegar em um consenso quanto às regras e os limites para que não aconteça de, quando a criança pedir algo, um negue e o outro autorize, deixando-a confusa.

7. Deixar de cumprir o que promete

Se você prometeu um castigo de 5 minutos, não deixe que ele vire 2 ou 3. Se você prometeu um passeio no parque, não adie para a próxima semana.

Sempre faça aquilo que promete, pois, assim, você consegue manter sua autoridade e garante o respeito de seu filho por você.

8. Não reconhecer as qualidades

Não se baseie demais nos filhos dos outros ou em estereótipos. Conheça as individualidades de seu filho e procure valorizá-las.

Além disso, não tente fazer do seu filho o que você não foi, vocês são pessoas diferentes e vivem tempos diferentes.

9. Não ser um bom exemplo para seu filho

Reforçamos aqui a ideia de que os filhos veem os pais como espelho, dessa maneira, seja um exemplo para seu filho. Evite usar palavrões, procure viver uma vida mais saudável, leia com seu filho, tome atitudes que você acredita que serão positivas e que você quer que seu filho leve consigo para toda vida.

Não se castigue caso já tenha cometido algum destes erros, pois eles são muito comuns na educação dos filhos. O que precisamos é aprender a lidar com estas falhas e a corrigi-las. Para isso, é necessário estar aberto a mudanças. Esperamos que essas dicas lhe ajudem a lidar com os erros mais comuns na educação dos pequenos!

E você, já cometeu algum destes erros na educação dos filhos? Deixe seu comentário e conte para a gente!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário