Alergias em bebês: como evitar?

Alergias em bebês costumam causar pânico em muitas mamães de primeira viagem, pois são muitos os sintomas, e alguns podem ser bastante graves. Entre 5 e 6% das crianças com menos de três anos apresentam alergia a algum tipo de alimento. A rinite alérgica afeta 33% delas.

Continue lendo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

O que é uma reação alérgica?

É uma resposta exagerada do sistema imunológico (mecanismo de defesa do organismo) a uma determinada substância (alérgeno) que entrou em contato com o corpo. A resposta que ocorre por causa da alergia pode acontecer por todo o corpinho do bebê.

Qual é a diferença entre irritação e reação alérgica?

A irritação e a reação alérgica são, de fato, diferentes. Mas é importante lembrar aos pais de que, muitas vezes, apenas o pediatra saberá diferenciar uma da outra.

Os principais sinais da irritação são pele bastante vermelha e, às vezes, bolinhas de água e uma coceira leve. Esses sintomas são apenas locais. Já a alergia pode se manifestar de diversas formas, incluindo falta de ar.

Enquanto a irritação, em geral, é de fácil tratamento, a reação alérgica envolve o uso de medicações específicas (que apenas o pediatra pode receitar), além do afastamento completo do bebê dos agentes causadores da alergia — um problema sem cura.

Um exemplo de irritação é a que ocorre com a fralda molhada. Ela é causada pela presença de amônia na urina do bebê. Se essa irritação persistir, pode ter evoluído para uma dermatite e, neste caso, o melhor é levar a criança ao pediatra.

Quais sinais mostram que o bebê está com alergia?

Sintomas como coceira intensa e placas vermelhas por todo o corpo, olhos vermelhos, inchaço (principalmente na face) e dificuldade para respirar podem indicar uma reação alérgica.

Quais alimentos causam alergias em bebês?

Os alimentos responsáveis por cerca de 90% das alergias alimentares são o leite de vaca (o mais comum), o ovo, o trigo e seus derivados — como a farinha —, a soja, as nozes, o amendoim, os mariscos (como o camarão) e os peixes.

Fique mais atenta ao leite, por ser um ingrediente muito presente na alimentação infantil. No entanto, outros alimentos podem causar reações alérgicas por predisposição genética, ou seja, herança familiar.

Quais outros produtos e substâncias causam alergia?

Picadas de insetos, medicamentos, produtos de limpeza, sabonete, xampu, perfume (mesmo os desenvolvidos para bebês), sabão de lavar roupas, pelos de animais, poeira, bolor (mofo), ácaros (comuns em tapetes, cortinas, bichos de pelúcia, roupas guardadas e em outros lugares), pólen (comum na primavera), produtos com corantes — incluindo os presentes em alguns remédios, bijuterias (com níquel e borracha). A lista é extensa.

Como as reações alérgicas podem ser evitadas?

Apesar de a alergia ser uma condição que assusta mães e pais, há maneiras de preveni-la. Ao comprar alimentos e demais produtos para o bebê e também para a casa, leia os rótulos e as especificações.

As compras pela internet devem ser ainda mais cuidadosas, portanto leia tudo sobre os produtos antes de adicioná-los ao carrinho de compras virtual. Essa atenção deve ser redobrada no caso de um artigo seminovo. Neste caso, pergunte ao vendedor sobre as condições do objeto e mencione que o bebê possui algum tipo de alergia — se for esse o caso.

Quando os pais já sabem qual a alergia da criança, é importante mantê-la longe de tudo que possa provocar reações. Por isso, avise todos que têm contato direto com o bebê sobre a alergia dele, como a babá, os avós, as tias, o pessoal da creche ou da escolinha.

Esperamos que com essas dicas importantes você fique tranquila e se sinta segura e bem informada sobre alergias em bebês. Que tal mostrar estas dicas para quem também aguarda a chegada do bebê? Compartilhe este post em suas redes sociais para ajudar outros pais de primeira viagem!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

thumbnail
hover

Conheça 7 brincadeiras para festas infantis

Você e seu filho já prepararam os detalhes da festa de aniversário dele, mas já pensaram nas melhores brincadeiras para festas infanti...

Deixe-nos um comentário