Artigos infantis: 12 razões para doar, trocar ou comprar seminovos

Criança gosta mesmo é de ganhar brinquedos, seja carrinho, boneca ou urso de pelúcia! Brincar faz parte da infância e, muitas vezes, os artigos infantis viram grandes amigos dos pequenos. Mas chega uma hora que já não cabe mais tanto brinquedo no armário e eles também não são mais tão atrativos assim. Muitas vezes, o investimento financeiro em tantos brinquedos é em vão: a criança cansa, enjoa, não gosta e perde o interesse.

Neste post, vamos falar sobre os artigos infantis e 12 razões para doar, trocar ou comprar produtos seminovos. Continue acompanhando e confira!

1. Fazer doações é um ato nobre

A criança deve ser ensinada desde pequena que doar é um ato nobre e faz bem ao coração. O que já não é mais tão especial para ela pode ser para outra criança. A criança pode doar os brinquedos que já não brinca mais, as roupinhas que não servem mais e até mesmo os móveis (berço, cômoda, mosquiteiro) que já passaram da fase de usar. Muitas crianças não têm a oportunidade de ter brinquedos e artigos infantis, e é interessante mostrar para a criança que tudo o que ela tem e já não usa mais, pode fazer outra criança feliz.

2. Trocar artigos infantis é uma atitude divertida

Como falamos acima, a criança enjoa muito rápido de seus brinquedos. Isso porque ela pode amar um brinquedo, mas quando ganha um novo, logo perde interesse pelo antigo. Trocar brinquedos é uma atitude divertida para a criança e uma preparação para que ela também aprenda a doar. Além disso, muitos lugares fazem troca de móveis seminovos  o que é uma ótima alternativa de substituir aquele berço ou cama que ficou pequena porque a criança cresceu.

3. Comprar artigos infantis seminovos é um gesto sustentável

Em uma sociedade completamente consumista, ser sustentável é raridade. Por que comprar mais brinquedos novos podendo adquirir brinquedos seminovos? Além de serem muito mais baratos ― o que é ótimo, já que muitas vezes eles são esquecidos ―, essa é uma atitude sustentável, que colabora com o meio ambiente e com o bolso dos pais!

Além de brinquedos, os móveis do quarto da criança têm um grande investimento financeiro. Os pais podem optar por comprar esses móveis seminovos, economizando e usando o dinheiro para realizar outros desejos.

Existem brechós de roupas infantis que vendem roupinhas seminovas por um preço bem bacana, e em ótimo estado de conservação!

4. Ajudar na construção de caráter da criança

É na infância que a criança constrói sua personalidade e parte de seu caráter. Quanto mais estímulos positivos, mais consciente e empática a criança crescerá. É importante que ela aprenda que a infância é feita para brincar e que seus artigos infantis podem ajudar outras crianças também.

5. Fazer outras pessoas felizes

Doar artigos infantis é uma ótima oportunidade de ensinar às crianças sobre o que é ser solidário e o quanto isso é importante para a vida. A criança aprende que a felicidade dela pode ser a felicidade de outra pessoa. Assim, passa a doar não somente brinquedos, mas roupas, alimentos e artigos que não usa mais.

6. Colaborar com mais espaço na casa

Quem tem filho sabe que brinquedos espalhados pela casa é extremamente normal. Às vezes, há tantos deles que acabam ocupando espaço pela casa toda e é impossível que uma criança brinque com exatamente todos eles. Com a doação, esses artigos infantis “abandonados” pelos pequenos donos vão desocupando os lugares, deixando o espaço mais organizado.

7. Ajudar a praticar o desapego material

Quanto menos brinquedos a criança acumula, mais ela percebe que não depende tanto assim de coisas materiais para sobreviver. Doar ajuda a valorizar as outras coisas da vida, como brincar de pega-pega com o amiguinho ou um simples passeio no parque com os pais. A criança se desapega do que é material e se importa muito mais com a simplicidade das coisas ao seu redor.

8. Aprender a doar é abrir espaço para coisas novas

O interessante de doar é deixar espaço para ganhar coisas novas. É claro que o intuito da doação não é doar pensando em ganhar, porém, é preciso que a criança aprenda que só terá coisas novas se as antigas saírem do lugar e que o que não faz mais sentido deve ser tirado do lugar para que ela possa usufruir de novos objetos, experiências e conhecimentos.

9. Aguçar o cuidado e a sensibilidade da criança

Quando a criança aprende que o brinquedo que ela tem pode ser um presente para outra criança, ela vai cuidar com muito mais carinho e zelo. Isso faz dela mais cuidadosa com outros objetos e torna a sua personalidade muito mais sensível.

10. Aprender a amar as coisas, mesmo com defeitos

Quando uma criança recebe algum brinquedo usado ou trocado, talvez ele esteja com alguma avaria. O interessante é que a criança vai aprender que o brinquedo não precisa ser novo para ser perfeito: as diferenças ou falhas podem tornar o objeto muito mais especial.

11. Aprender a compartilhar o que gosta

Muitas vezes, a criança tem um brinquedo predileto e se apega a ele. Quando ela entende a importância de doar ao próximo, ela consegue se desfazer naturalmente do objeto, pois, muitas vezes, o apego é passageiro, e quando ela sabe da importância daquele artigo para outra criança, aprende a compartilhar também as coisas de que gosta. E isso não vale só para brinquedos: uma criança que é solidária com brinquedos, é solidária com roupas e com tudo mais que puder ser.

12. Doar faz bem à saúde

Quando doamos algo, o corpo fica mais leve e o coração mais puro. Isso também vale para as crianças. Salientar que doar é algo nobre e que faz bem ao coração é mais um estímulo para que ela pratique esse ato sempre. Além do mais, ver o sorriso de outra criança é também sorrir junto dela. Como todos sabemos, sorrir também faz bem à saúde.

Doar é uma atitude que enobrece o coração e o mundo precisa de pessoas mais solidárias. Quando isso é cultivado nos primeiros anos de vida, a criança cresce um adulto mais colaborativo, atencioso, amoroso e, claro, solidário. Ensinar a criança a doar é educar um adulto que ajudará o próximo. Se cada um fizer a sua parte, um pedacinho do mundo pode ser mudado.

Boas ações estimulam a região do cérebro responsável por proporcionar a sensação de prazer. E, convenhamos, não há nada mais prazeroso do que o sorriso de uma criança!

Se você quer doar, comprar brinquedos usados ou trocar artigos infantis, visite o nosso site e conheça o nosso trabalho!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário