Como cuidar de um bebê: 5 dicas para as mães de primeira viagem

O primeiro filho traz muita alegria e também muitas inseguranças. As dúvidas do que fazer costumam assustar às mamães de primeira viagem. Os questionamentos vão sendo respondidos gradativamente, com a convivência com o bebê. O tempo faz com que a mãe conheça o seu filho e as necessidades dele. Porém, os primeiros dias são mais difíceis. Por conta disso, fizemos este post com cinco dicas de como cuidar de um bebê nas primeiras semanas.

1. Cuidar de um bebê chorando

Quando o bebê chora, os pais ficam muito apreensivos sem saber o que ele quer. Por ser uma das suas poucas maneiras de comunicação, pode significar muitas coisas. Para verificar a razão do choro, siga um roteiro de procedimentos e veja o que pode estar incomodando o seu filho.

  • Avalie como está a alimentação. Já está na hora de uma nova mamada? O bebê mamou pouco da última vez?
  • Cheque se a roupa está confortável ou fazendo o bebê sentir frio ou calor.
  • A fralda está suja?
  • Aninhe o bebê e veja se ele quer mais contato com a mãe.

2. Trocar fraldas

Fique atenta para trocar a fralda sempre que estiver suja. Os bebês precisam ser trocados, em média, oito vezes por dia. Limpe a região com algodão embebido em água morna, restringindo os lenços umedecidos para quando estiver fora de casa e evitando ao máximo usar os perfumados. Passe pomada apenas se a pele estiver assada.

3. Dar banho

Muitos pais têm medo da hora do banho, mas não é tão complicado assim. Para facilitar, prepare tudo antes de despir o bebê: a banheira de água morna (36ºC) com o sabonete neutro de glicerina e a toalha por perto. Então, segure o corpinho do bebê de maneira firme, apoiando a cabeça, e lave-o. Se o beber chorar, não há motivos para susto, é normal que estranhe o banho nos primeiros dias.

4. Cuidar do umbigo

Após o banho, seque bem o umbigo do recém-nascido e higienize apenas com álcool 70%. Mantenha a limpeza especial até três dias depois de o coto umbilical cair. Não é necessário aplicar nenhum creme ou pomada.

5. Vacinar

O leite materno é a principal fonte de defesa do bebê, porém são necessárias algumas vacinas para prevenir doenças. A mamãe deve se informar com o pediatra sobre o período de tomar cada vacina e guardar com cuidado o cartão de vacinação, pois é um documento importante. Os pais precisam ficar atentos, porque algumas imunizações, como a tríplice viral, precisam de mais de uma dose para garantir eficácia. Não esqueça de retornar ao posto quando necessário.

Essas são algumas dicas para ajudar as mamães de primeira viagem a entenderem como cuidar do bebê. As tarefas são mais simples do que parecem, precisando apenas se acostumar e estar atenta aos detalhes importantes. Depois que o nervosismo inicial passar, o tempo gasto com o novo bebê fica cada vez mais prazeroso e os pais curtem tranquilos o crescimento.

Gostou das dicas? Restou alguma dúvida? Assine nossa newsletter para receber mais informações como essa e aprender como cuidar de um bebê.

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário