Como fazer crianças conhecerem e gostarem de música

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cultural. Além disso, estudos comprovaram que desde o útero o feto já reponde por estímulos sonoros e a música pode influenciar o desenvolvimento cognitivo.

Isso demonstra a importância de se investir em música para crianças. Mas como fazer com que elas se interessem por essa arte? Como introduzi-la no dia a dia?

Ajudaremos você nessa tarefa lhe dando 4 dicas para despertar o interesse musical dos pequenos. Vamos lá?

1) Comece com brinquedos sonoros

Nos primeiros meses de vida, os brinquedos sonoros são uma boa opção. Mas invista em brinquedos com sons variados e de qualidade, que emitem músicas e sons de instrumentos de verdade — e, claro!, que o bebê consiga interagir com ele.

É importante que a família esteja disposta a se dedicar nessa empreitada. De nada adiantaria você montar uma biblioteca cheia de livros com a esperança de que a criança sozinha aprenda a ler. A educação musical funciona da mesma maneira.

Não desanime se nos primeiros momentos o bebê não demonstrar interesse. Nessa fase, a sua atenção ainda é muito dispersa. A melhor maneira de ele se sentir entretido é conseguir interagir com o brinquedo, produzindo algum som com essa interação.

2) Monte um repertório eclético

A variedade musical é muito importante. Para conseguir entender como funciona a linguagem musical, basta comparar com a linguagem verbal. Como seu filho conseguiria se comunicar de forma efetiva se ele aprendesse apenas uma classe de palavras? Um repertório eclético de música para criança importa!

A partir de um ano de idade, a criança consegue focar mais a sua atenção e tem mais facilidade de manipular os objetos.

Dessa forma, você já pode adquirir brinquedos que imitam instrumentos de verdade. Porém, dê preferência aos que são mais próximos aos instrumentos verdadeiros. Bateria, pandeiro e chocalho são boas opções.

Evite instrumentos de sopro, pois eles são mais difíceis de serem manipulados nessa fase.

3) Não apresente somente músicas infantis

Apresente a mais diversificada variedade de músicas e bandas para os seu filhos, mas não se prive às músicas infantis.

As principais músicas para crianças produzidas hoje em dia são compostas por sons pobres, mecânicos, em que computadores imitam sons dos instrumentos reais. Isso prejudica a educação musical de seu filho.

Entretanto, isso não quer dizer que você deva privá-lo do contato com esse tipo de música. Apenas não o restrinja a esse universo.

As crianças absorvem a linguagem musical da mesma forma que a verbal. Primeiro ela consegue assimilar sons mais simples, organiza-os e progressivamente vai conseguindo assimilar sons mais complexos. Está aí a importância de oferecer um bom e variado vocabulário musical.

4) Proponha experiências com os diferente sons

Uma importante forma de despertar o interesse do seu filho pela música é propor atividades que ele consiga interagir com a música, produzi-la e modificá-la. Não se preocupe com a qualidade e a afinação do som produzido por ele — não é o mais importante nesse momento.

Uma dica é colocar brinquedos e instrumentos que emitam diferentes tipos de sons: uns mais graves, outros mais agudos e assim por diante. Ele aprenderá a diferenciar os diferentes tipos de sons, a produzir um tipo de som diferente na união de dois ou mais instrumentos etc.

Uma boa alternativa é colocá-lo em oficinas de música destinadas a crianças. A diversão e a interação social que essa atividade proporcionará a criança pode ser mais um reforço positivo ao contato com essa nobre arte.

Os pais sempre devem buscar desenvolver as potencialidades de seus filhos e oferecer ferramentas para que isso seja possível. Como pudemos atestar, a música para crianças é um importante instrumento para a promoção de cultura e educação, além de trazer benefícios cognitivos e sociais.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe conosco aqui nos comentários a sua experiência com a interação e educação musical com os seus filhos.

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

Deixe-nos um comentário