Conheça 5 brinquedos didáticos para seu bebê!

Os brinquedos didáticos possuem uma função importante no desenvolvimento da criança. Sabemos que eles são capazes de estimular diversas habilidades em nossos filhos e ajudar nos processos de aprendizagem, tudo isso de uma forma lúdica e divertida.

O que ainda gera dúvidas em muitas mães é entender como isso acontece e quais itens escolher para cada fase da criança. As opções são muitas, e, além da idade certa, devemos checar a qualidade dos produtos. Neste post, vamos te ajudar a conhecer as opções disponíveis para o seu bebê!

Quais as vantagens dos brinquedos didáticos

Sabemos que estes itens ajudam no aprendizado, mas quais os benefícios exatos que eles trazem?

Os jogos educativos estimulam a memória e o raciocínio lógico, além de desenvolver melhor a concentração. Tudo isso impacta positivamente na capacidade da criança de absorver conhecimento, promovendo seu desenvolvimento cognitivo.

Os brinquedos também contribuem para a socialização dos pequenos. Eles trabalham a desenvoltura na hora de interagir, e os resultados são ainda melhores com passatempos em dupla ou grupo.

Brinquedos educativos para bebês

As crianças pode ser estimuladas desde muito pequenas por brincadeiras didáticas. Cada idade, no entanto, tem modelos correspondente à fase de desenvolvimento. Conheça logo abaixo alguns deles:

1. Móbiles

Eles não servem apenas para enfeitar e distrair os bebês: móbiles também estimulam várias habilidades. Quanto mais coloridos e com sons, melhor.

Até os cinco meses, os móbiles atraem a atenção das crianças e ajudam a desenvolver seus sentidos. Após esse período, é necessário cuidado, pois eles já conseguem pegar no brinquedo e puxar para si. É hora de afastá-lo mais ou trocar de passatempo.

2. Tapetes de atividades

Deitado, o bebê já conseguirá interagir com parte dos diversos acessórios que esse item traz. Por isso, pode ser utilizado mesmo antes da criança conseguir se sentar.

Quando finalmente chegar nesta fase, entre 6 e 8 meses, ele vai usar as mãozinhas para pegar e sentir as formas dos brinquedos, aproveitando ainda mais suas possibilidades.

3. Cubos coloridos

Esse produto vai atrair as crianças pelas suas texturas e será um passatempo de empilhar. Nos primeiros meses, somente os adultos vão fazer isso, e os pequenos conseguirão apenas derrubar e destruir. Posteriormente, sua coordenação motora será incentivada, permitindo que ele construa com os blocos.

4. Brinquedos sonoros

Excelente estímulo para a audição dos bebês, os brinquedos sonoros são divertidos e podem ensinar barulhos de bichos, sons da natureza, notas musicais, entre muitas outras coisas. A partir dos 9 meses, os dedinhos já conseguem apertar os botões sozinhos.

5. Brinquedos de encaixar

Um novo desafio para as crianças, os jogos de encaixe desenvolvem a coordenação motora, a capacidade de concentração, o tato e a capacidade de associação. Existem opções de diversos modelos e materiais: de espuma, plástico, madeira, com portas de abrir e fechar, etc. Escolha o mais adequado para a idade de seu filho, considerando tamanho e dificuldade do brinquedo.

Todos esses brinquedos didáticos são ótimos aliados e recomendados para determinadas fases de desenvolvimentos. Na dúvida, para garantir a segurança do seu filho, verifique na embalagem qual idade é classificada como ideal. Muitos pais compram itens de uma etapa acima, pensando em impulsionar ainda mais as capacidades cognitivas dos filhos. Mas é necessário muito cuidado com isso, pois jogos muito avançados podem trazer desmotivação e até mesmo perigos para as crianças.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e saiba mais sobre quais brinquedos comprar para seu bebê!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário