Conheça os cuidados na hora da amamentação de seu filho

Hoje em dia, ninguém tem dúvida dos benefícios do aleitamento materno. O leite materno é o alimento mais completo para o bebê e ajuda na formação do seu sistema imunológico. Além disso, é um momento único para mãe e filho, no qual eles estreitam sua relação. No entanto, sabemos também que podem aparecer algumas dúvidas e dificuldades na amamentação de seu filho.

Apesar de parecer algo instintivo, a amamentação requer alguns cuidados e aprendizados. Esses cuidados são feitos antes, durante e depois de amamentar e ajudam a garantir uma ótima experiência para os dois.

Seguem algumas dicas de cuidados na hora de amamentar.

Alimentação

As mães passam a gravidez toda preocupadas com sua alimentação e como ela influencia no crescimento do bebê. Esses cuidados também são necessários durante a amamentação.

Isso é preciso, pois certos alimentos, quando ingeridos pela mãe, são “passados” pelo leite materno e podem causar cólica e desconforto no bebê. Alguns alimentos que devem ser evitados:

  • bebidas estimulantes (café, chá-preto, refrigerantes, álcool);
  • leite e derivados;
  • alimentos que estimulam a produção de gases intestinais (couve-flor, brócolis); e
  • frutas cítricas.

Faça uma dieta simples e diversificada, incluindo carnes e saladas, e lembre-se de ingerir muitos líquidos para manter-se hidratada.

Pega e Posição

Muitas mães têm medo de sentir dor durante a amamentação. Embora possa ser um pouco incômodo no início, não é normal sentir dor continuamente enquanto amamenta. Grande parte das vezes, essa dor é relacionada com a forma como o bebê está sugando ou está posicionado.

Para saber se seu bebê está com a pega correta e bem posicionado, observe que:

  • o bebê deve abocanhar toda a aréola, e não somente o mamilo, e deve estar com os lábios virados para fora;
  • a cabeça do bebê deve estar alinhada com seu corpo;
  • a barriga do bebê deve estar virada para a barriga da mãe (“barriga com barriga”);
  • quando está com a pega certa, o bebê não faz muito barulho sugando; e
  • a mãe e o bebê devem estar confortáveis na posição escolhida para amamentar.

Cuidados com os mamilos

O mamilo é uma área sensível que tem que ser bem cuidada para que não surjam fissuras decorrentes da amamentação. O mais importante para evitar possíveis machucados é garantir que o bebê esteja pegando o seio da forma certa, isto é, sugando a aréola toda.

Existem outras dicas de cuidado que ajudam a prevenir ou tratar fissuras mamilares. Elas são:

  • tome sol nos mamilos durante a gravidez para fortalecer a pele dessa área;
  • evite passar óleos ou pomadas sobre os mamilos, pois eles retiram a sua lubrificação natural;
  • quando for tirar o bebê do seio, não puxe. Coloque o dedo no canto da boca do bebê e então o tire;
  • após cada mamada, passe uma gota de leite nos mamilos; e
  • sempre deixe os mamilos secarem ao ar livre depois de amamentar, pois a umidade aumenta o risco de proliferação de fungos.

Ingurgitamento mamário

ingurgitamento mamário é uma condição comum que ocorre quando há excesso de leite nas mamas e, consequentemente, aumento da vascularização local. As mamas ficam muito volumosas e “pesadas”, causando dor e desconforto.

Para evitar que isso ocorra, amamente sempre que o bebê quiser ou no máximo de 3 em 3 horas. Se sentir que a mama está muito cheia, retire um pouco do leite por meio de ordenha manual, para garantir que o bebê consiga abocanhar o seio. Se a situação não melhorar, procure um profissional de saúde.

A amamentação de seu filho pode ser um momento maravilhoso para os dois. Vale a pena se esforçar e seguir essas dicas.

Você gostou deste post sobre amamentação? Sabe de outras dicas que podem ajudar a mães que amamentam? Então deixe um comentário e compartilhe com a gente e com os outros leitores a sua experiência!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário