Filmes ou livros: qual a melhor opção para crianças ativas?

A facilidade de acesso à tecnologia e a rotina sempre atarefada das famílias induzem os pais a deixarem os filhos por horas à mercê dos jogos eletrônicos. A cena é cada vez mais comum: crianças vidradas em seus smartphones ou tablets.

Fato é que, para um crescimento saudável, as crianças ativas precisam levar uma vida mais equilibrada, tanto em relação à alimentação quanto à organização do seu tempo livre.

Separamos algumas dicas de como incentivar as crianças a praticarem atividades tão importantes para o crescimento. Entre elas, estão principalmente a leitura de livros e os filmes. Vamos lá?

Livros ou filmes: o que as crianças ativas devem escolher?

Por exigirem mais concentração, a leitura e os filmes costumam ser sempre preteridos pelos pequenos e pelos pais. Mas qual é a melhor opção para crianças ativas: brincadeiras ao ar livre, livros ou filmes? A resposta é simples: não existe regra!

Todas essas atividades são importantes e contribuem para que a criança cresça saudável, adquira bons valores, seja mais criativa e aprenda a importância de dividir melhor o seu tempo. Não tenha mais essa dúvida!

Leitura para criatividade

Incentivar o hábito da leitura contribui para o desenvolvimento cerebral e da criatividade e na melhora do desempenho escolar das crianças ativas. Em meio a tantas opções, mais coloridas e aparentemente mais divertidas, como os jogos eletrônicos, despertar o interesse pela leitura é uma tarefa árdua para os pais.

No entanto, para facilitar esse processo, é importante que eles sejam exemplo para os filhos. Se a criança percebe, desde cedo, o interesse dos pais pelos livros, ela se familiariza com eles e passa a enxergá-los com bons olhos.

Criar um espaço de leitura e um horário destinado especialmente para isso também é primordial para o desenvolvimento desse hábito. Além disso, é fundamental que os pais respeitem o gosto dos filhos por determinados gêneros.

É muito comum que as crianças tenham mais afinidade com algumas categorias, e os pais não devem repreender esse gosto (embora devam ficar atentos ao que a criança lê). É importante entender e respeitar o gênero preferido da criança, para que a leitura se torne mais agradável e o hábito se consolide. Aos poucos, com a mudança das vivências, as preferências vão mudando, e ela vai conhecendo outros universos.

Filmes incentivam o aprendizado

Por serem mais interativos, os filmes costumam receber mais atenção dos baixinhos do que os livros. E não há nenhum problema nisso. Filmes são ótimas opções para os programas em família, pois podem promover discussões interessantes e colaborar para que os pais ensinem valores importantes às crianças. Os recursos audiovisuais, presentes nos filmes, podem ainda trabalhar com a imaginação e tornar os pequenos posteriormente adultos mais criativos.

Há, inclusive, várias histórias que saíram dos livros direto para as telas de cinema e que, por isso, contribuem também para o incentivo à leitura. Os pais podem estimular que a criança leia o livro que deu origem a um filme de que ela tenha gostado.

Há diversos exemplos, como O Senhor dos Anéis, Harry Potter, a saga Crepúsculo ou Jogos Vorazes. Se a criança for um pouco mais nova, há opções mais clássicas, como os contos de fada ou as fábulas.

As crianças ativas precisam ser incentivadas para iniciarem novos hábitos saudáveis para o seu desenvolvimento. Quais estratégias você usa com o seu filho para incentivar a leitura e o gosto pelos filmes? Conte pra gente nos comentários!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

Deixe-nos um comentário