Gravidez saudável: 5 exercícios físicos para gestantes

Gravidez não é motivo para deixar a prática de exercícios físicos de lado! Embora muita gente acredite que, por estar grávida, a mulher precise ficar longe das atividades físicas, essa “regra” não passa de mito.

No post de hoje você irá conhecer 5 exercícios físicos para gestantes e seus principais benefícios. Vamos falar, também, dos cuidados na hora de se exercitar durante a gravidez e sobre a atividade física no pós-parto. Continue a leitura e saiba como vivenciar a gestação com o corpo – e mente – em forma!

Gestantes e exercícios físicos: quais os cuidados que se deve ter?

A prática de exercícios físicos regulares durante a gestação – e pós-parto, é muito benéfica tanto para mãe quanto para o bebê.

Aliado a uma alimentação balanceada e saudável, manter o corpo em movimento é uma das melhores formas de garantir uma gestação sem maiores intercorrências e longe de problemas como obesidade, pressão alta, diabetes gestacional, trombose entre outras complicações que podem aparecer durante esta fase da vida.

É claro, a gravidez é um período que exige cuidados. Por isso, é mais do que necessário o acompanhamento médico – ele é quem deverá liberar a gestante para a prática de exercícios, de acordo com seu quadro clínico – e de um preparador físico para que os exercícios sejam feitos de maneira correta e benéfica para mãe e bebê.

Além disso, alguns cuidados ainda precisam ser tomados pelas gestantes na hora de mexer o esqueleto. Saiba quais são eles:

  • Os batimentos cardíacos não devem ultrapassar à marca de 140 bpm;
  • Os exercícios físicos devem ser leves e de baixo impacto;
  • A intensidade e duração dos exercícios devem ser reduzidas: a prática deve acontecer de 2 a 5 vezes por semana, de 40 a 60 minutos para quem já praticava atividades antes da gestação e de 30 a 45 minutos para as sedentárias.

Exercícios físicos para gestantes: os mais indicados e seus benefícios

1. Hidroginástica

Uma das campeãs de indicação para as gestantes, a hidroginástica é uma atividade de baixo impacto que, além de promover um relaxamento corporal, ainda auxilia o corpo na preparação para o parto e na redução do inchaço e dores nas pernas, pés e mãos.

Dica: Procure aulas específicas para gestantes.

2. Musculação

Ao contrário do que muitos pensam, a musculação não é contra-indicada durante a gravidez!

Desde que feita com um acompanhamento próximo de um personal, ela ajuda no fortalecimento dos músculos, melhora da postura e na redução das dores nas costas – muitas vezes ocasionadas pelo peso da barriga.

3. Caminhada

Super democrática, a caminhada é um dos exercícios favoritos das grávidas.

No entanto, para que seja benéfica, é importante observar a frequência cardíaca para nunca passar dos 140 bpm e a temperatura corporal, dando preferência por caminhadas na sombra, em locais com boa circulação de vento e, claro, com bastante hidratação.

4. Pilates

Nesta modalidade, o próprio peso do corpo é usado para trabalhar os agrupamentos musculares, ajudando a fortalecer os músculos das costas, melhorando a postura e a flexibilidade.

Além disso, a atividade ainda pode ser uma forte aliada para o trabalho de parto, pois fortalece a musculatura da região pélvica.

Embora pareça um exercício leve, o pilates é indicada apenas para as mulheres que já faziam a atividade antes da gestação.

5. Yoga

Além de ajudar no relaxamento, fortalecimento dos músculos, aumento da flexibilidade e até mesmo na diminuição da pressão arterial é, também, uma excelente atividade para trabalhar tanto o corpo quanto a mente.

Porém, assim como o pilates, só deve ser praticado por mulheres que já faziam a atividade antes da gestação. É importante, ainda, procurar programas específicos para gestantes.

Cuidados durante o pós-parto

Assim como durante a gestação, manter o corpo em movimento durante o pós-parto também é fundamental para a saúde física e emocional da mulher.

Em média, a liberação para voltar às atividades físicas acontece 30 dias após o parto normal ou 45, em caso de cesarianas. Contudo, é imprescindível que o médico avalie cada caso e dê a liberação formal para que a mulher possa voltar à prática física com segurança.

E você, tem outras dicas de exercícios físicos para gestantes? Use os comentários e compartilhe sua experiência!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

Deixe-nos um comentário