A importância de incluir as crianças nas tarefas domésticas

Você pode não imaginar delegando tarefas tidas como de adulto para os pequenos, como desentupir pia, cozinhar e passar roupas, não é mesmo? Mas os pais devem começar aos poucos inserindo tarefas simples na rotina de seus filhos, e conforme crescem, deixá-los responsáveis por uma maior quantidade de afazeres domésticos. Crianças organizadas serão adultos responsáveis.

Porque tornar seu filho um aliado na organização desde cedo

Incluir os pequenos nas atividades domésticas é algo benéfico para a criança e resultará em atitudes que ela levará para a vida adulta. Ao incumbir as crianças com tarefas da casa, que não são do universo infantil, os pais mostram que acreditam em seu potencial e elas irão apreciar o voto de confiança deles.

As crianças vão sentir-se úteis, importantes e como peças essenciais na manutenção da casa. Além do fortalecimento de sua autoestima, elas criarão também um senso de colaboração e solidariedade com o outro e perceberão que dá trabalho pôr tudo no lugar e deixar a casa arrumadinha e limpa, então provavelmente farão menos bagunça também. As crianças também poderão desenvolver a sua coordenação motora e assimilar valores como organização e disciplina.

Como começar

As crianças são seres que espelham suas ações nos mais velhos, elas imitam tudo o que veem, por isso o exemplo aqui é muito importante. Se ela vê todos colaborando e organizando, provavelmente vai querer fazer igual e ser incluída na atividade. Tente transformar as tarefas em brincadeiras ou desafios, proponha algo como quem consegue recolher mais brinquedos do chão ou guardar os sapatos no armário mais rápido. E sempre esteja ao lado deles no início, pois os menores gostam de realizar as atividades ao lado dos pais. Então tenha paciência e permita-lhes tempo para concluir os afazeres.

As atividades sempre devem respeitar a idade e capacidade da criança, então você não deve deixar seu filho de 5 anos com tarefas perigosas como mexer com ferro quente, nem com muito complicadas, como desentupir pia e outros reparos caseiros. O ideal é que comece organizando suas próprias roupas e brinquedos, colocando a sua roupa suja no cesto e arrumando o quarto – antes de avançar para o resto da casa. Proponha tarefas específicas e por partes como “você arruma os bichinhos de pelúcia na cama enquanto eu coloco as bonecas na prateleira”, e vá incluindo outras, sempre fazendo algo junto com ele – “agora eu dobro as roupinhas e você guarda na gaveta”.

pia2

Mantendo a rotina de serviços

Se começarem desde cedo, será mais fácil manter a casa funcionando e seus filhos incluídos na rotina de arrumação. Conforme os anos passam eles serão capazes de realizar novas atividades. Você só não pode obrigá-los a limpar e organizar a casa como forma de castigo por algo errado que fizeram. Isso os fará associar as tarefas domésticas a algo ruim e penoso e ficará difícil fazer com que colaborem depois, o que pode gerar brigas e birras. Os pequenos precisam entender que é parte da obrigação e dever deles também ajudar na casa e, assim, se cada um fizer sua parte, haverá mais tempo para diversão em família!

Preparando para o futuro

Ajudar nas tarefas de casa ainda colabora para que a criança se torne um adulto mais responsável e independente, que consegue lidar com problemas e resolvê-los. Incluir os filhos na organização da casa trabalha também a habilidade de negociação e argumentação deles, pois precisam discutir e chegar a um acordo na hora de elaborar a divisão de tarefas.

Só tenha em mente os cuidados e precauções que devem ser tomadas. Sempre acompanhe os pequenos e fique de olho, não deixe que manuseiem objetos pontiagudos, produtos químicos e objetos que podem queimar, como ferro ou panelas quentes. E cuide para não sobrecarregar a criança ou fazer com que carreguem coisas pesadas ou a mais do que podem aguentar.

Attachments
Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário