Perigos do açúcar: por que seu filho não precisa dele

Se tem um alimento que agrada o paladar das crianças é o açúcar. Afinal, com tantas guloseimas disponíveis a todo tempo, nem mesmo os adultos conseguem resistir. Porém, apesar de o açúcar estar entre as preferências alimentares dos pequenos, ele causa muitos malefícios à saúde. Por isso, é preciso mudar os maus hábitos.

Os pais são os maiores responsáveis nesse processo, pois devem ser o exemplo na educação alimentar dos filhos. O açúcar não é necessário ao organismo humano. Pensando nisso, preparamos esse post para explicar a importância de banir este elemento da alimentação das crianças. Acompanhe!

Efeitos negativos do açúcar na alimentação das crianças

Podemos começar pelo problema mais clássico: as cáries. Quando as crianças consomem muito doce, as bactérias que revestem a dentição acabam se alimentando desse açúcar. Dessa forma, cria-se um ácido, que acaba com o esmalte dental.

Uma dieta rica em açúcar também contribui para o aumento da ansiedade em crianças. Isso ocorre porque esse produto aumenta o nível de adrenalina no organismo, causando grande agitação e ansiedade nos pequenos. Nessas condições, a criança pode ter seu desempenho escolar prejudicado, uma vez que ela não consegue manter a concentração.

Outro efeito negativo do açúcar na alimentação infantil é o considerável risco de se desenvolver sérias doenças. Entre elas se enquadram o diabetes, os problemas cardiovasculares, obesidade e o câncer, isso só para citar algumas. Além disso, o açúcar também ajuda a elevar os níveis de colesterol ruim, o LDL, no sangue.

A influência do açúcar na formação dos hábitos alimentares

Desde muito cedo, o paladar humano tende a preferir o sabor adocicado. O açúcar simples, que é o industrializado (e como já explanado anteriormente) é um produto totalmente desnecessário ao nosso organismo. Uma vez que as crianças são submetidas a uma dieta rica em açúcar em sua primeira infância, elas estarão propensas a desenvolver péssimos hábitos alimentares. E esses hábitos irão acompanhá-las pelo resto da vida.

Até completar dois anos de idade, a criança ainda está definindo seus gostos alimentares. Por isso, é importante que o açúcar não esteja presente em sua alimentação durante esse período. Dessa maneira, o organismo infantil não cria dependência desse produto.

É importante lembrar que o açúcar não é prejudicial somente para as crianças, mas também para os adultos, os idosos, enfim, pessoas em qualquer fase da vida.

Os elementos que substituem o açúcar

Não só possível, mas também necessário. Há várias maneiras saudáveis de substituir o açúcar. Nesse caso, pode-se fazer uso de boas dicas de alimentação infantil para retirar o açúcar da dieta das crianças. As frutas são ótimas substitutas, pois possuem o açúcar bom, que é a frutose, além de serem benéficas para a saúde e proporcionarem saciedade. Há também outros vegetais que auxiliam nessa questão, como a beterraba, o milho, a cenoura, a batata-doce, além de muitos outros.

Fazer arte com a comida, retratando o personagem infantil preferido do seu filho, por exemplo, é uma boa estratégia. O importante é chamar a atenção da criança, ensinando-a que uma alimentação saudável pode ser divertida e saborosa.

E então, o que você achou do nosso post? Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós.

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

Deixe-nos um comentário