Quais vacinas o bebê precisa tomar no primeiro ano de vida?

Os bebês nascem sem nenhuma proteção contra vírus e bactérias, pois se desenvolveram em um ambiente livre de micro-organismos. Por isso, é tão importante que eles sejam vacinados para que desenvolvam anticorpos que os protejam contra doenças como o sarampo, a meningite e a coqueluche, que podem ser ainda mais graves no primeiro ano de vida.

É importante lembrar que foi por meio da vacinação que o Brasil conseguiu erradicar a varíola e a poliomielite (paralisia infantil). Sendo assim, manter o cartão de vacina das crianças em dia possibilita não somente que essas doenças não voltem, mas também a redução da gravidade daquelas que ainda não foram erradicadas.

Neste post você saberá que vacinas o bebê precisa tomar no primeiro ano de vida. Acompanhe!

BCG

A vacina BCG é tomada em dose única, logo após o nascimento, e protege o bebê contra as formas graves de tuberculose.

Hepatite B

O ideal é que a primeira dose dessa vacina, que protege contra o vírus da hepatite B, seja tomada nas primeiras 12 horas de vida. Mas, caso não seja possível, pode ser tomada no quinto dia de vida.

Na rede pública de saúde, a criança receberá outras três doses: aos 2, aos 4 e aos 6 meses de vida. Isso porque ela está incluída na vacina Penta/DTP. Vamos falar sobre ela no próximo tópico.

Na rede privada, a vacina é dada em três doses, sendo que as duas posteriores são aplicadas aos 2 e aos 6 meses.

Penta/DTP

Essa vacina protege o bebê contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B. Deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforço aos 15 meses e aos 4 anos de idade.

VIP/VOP

Essa é a vacina contra a poliomielite (paralisia infantil). Ela deve ser tomada aos 2, 4 e 6 meses. Os reforços são dados aos 15 meses e aos 4 anos de idade e também durante as campanhas anuais de multivacinação.

As três primeiras doses devem ser da Vacina Polio Inativa (VIP), os demais reforços podem ser com o vírus atenuado (VOP).

Pneumocócica 10-valente

Essa vacina protege contra bactérias do tipo pneumococo que podem causar doenças graves como pneumonia, meningite e otite média aguda. O esquema vacinal prevê duas doses: uma aos 2 meses e outra aos 4 meses. O reforço deve ser dado aos 12 meses.

A pneumocócica 10-valente é ofertada na rede pública. Já a rede privada oferece a vacina 13-valente, que protege contra mais dois tipos de pneumococo.

Rotavírus

O rotavírus é uma doença que causa infecção gastrointestinal e pode levar à morte por desidratação nos casos mais graves. A vacina contra o rotavírus é tomada em duas doses: uma aos 2 meses e a outra aos 4 meses de vida.

Meningocócica C

Essa vacina protege contra a meningite C, um tipo grave de meningite que pode causar danos permanentes como surdez e lesões cerebrais. O esquema vacinal é feito em duas doses, aos 3 e aos 5 meses, com um reforço aos 12 meses.

Febre Amarela

A vacina contra a febre amarela é dada aos 9 meses com um reforço aos 4 anos. Em áreas de surto o pediatra pode avaliar a necessidade de vacinar bebês mais novos.

Tríplice Viral

A vacina tríplice viral protege contra três doenças: sarampo, rubéola e caxumba. A criança deve ser vacinada aos 12 meses.

Influenza

A vacina contra influenza é dada anualmente em crianças a partir dos seis meses de vida. Ela protege contra a gripe sazonal, com o objetivo de reduzir complicações.

Como garantir a imunização

Para garantir a imunização, é imprescindível seguir corretamente o esquema vacinal. Não se deve atrasar ou adiantar a aplicação das vacinas. Quando há atraso, a criança fica desprotegia e, quando se antecipa a vacinação, o sistema imunológico ainda não está devidamente amadurecido para desenvolver os anticorpos, prejudicando sua eficácia.

Todas as vacinas que listadas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação e estão disponíveis na rede pública de saúde. A Sociedade Brasileira de Pediatria disponibiliza um calendário estendido que inclui algumas outras vacinas não contempladas pelo SUS.

Ainda tem dúvidas sobre que vacinas o bebê precisa tomar? Deixe seu comentário!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

Veja 5 brinquedos artesanais para as...

Você é mãe, trabalha e adora estar em casa com a família. Cuida da educação dos filhos e está sempre com eles. O momento de brincar ...

thumbnail
hover

Conheça 7 brincadeiras para festas infantis

Você e seu filho já prepararam os detalhes da festa de aniversário dele, mas já pensaram nas melhores brincadeiras para festas infanti...

Deixe-nos um comentário