Relacionamento e maternidade: como conciliar os dois?

A gravidez é um marco na vida de um casal. Com a chegada dos filhos, a família cresce, a rotina e as prioridades mudam. Para dar conta de tantas mudanças na vida, a dinâmica do casal pode se alterar um pouco. Afinal, anteriormente eram só eles dois e, agora, as responsabilidades se multiplicam.

Muitos casais receiam que a gravidez abale a relação. Ter um filho implica novos desafios, mas, com amor e alguns ajustes, é possível lidar com a novidade sem muito estresse.

Neste artigo, vamos dar algumas dicas de como conciliar relacionamento e maternidade de forma saudável.

Entenda o seu momento

A gestação é um momento muito especial para uma mulher, porém é inegável que se trata de um período de rebuliço psicológico e fisiológico. Com tantos hormônios e mudanças corporais, a futura mãe passa por um turbilhão de emoções. Além disso, ainda precisa conciliar várias preocupações, como a situação financeira do casal, a mudança de papel social e identidade, as transformações nas atividades domésticas, entre muitas outras.

Nesse momento, se surgirem conflitos, o primeiro passo é se certificar de que existe boa comunicação entre o casal. Não é saudável ignorar o que incomoda um ou outro nem se calar perante uma chateação. Isso só vai acarretar problemas mais à frente.

É importante que o casal expresse o que sente, suas expectativas, seus receios, desejos e medos. É natural que a cabeça esteja confusa diante de tantas novidades. O essencial é compartilhar sempre esses pensamentos e sentimentos para que, juntos, os dois pensem em soluções e se mantenham cada vez mais unidos.

Seja realista

Para muitos, a gravidez é um sonho realizado, um momento mágico. É um passo muito marcante em um casamento, e muitas coisas positivas vêm com ela. Entretanto, é preciso encarar a realidade de que nem todas as etapas serão encantadas.

Pais de primeira viagem têm que lidar, especialmente, com a inexperiência e com visões distorcidas que tinham da gravidez baseada em achismos ou em um olhar utópico. É muito útil receber dicas de pessoas mais experientes, mas cada caso é um caso, e nada como passar por algo na pele para entender do que se trata de verdade.

Para evitar surpresas e frustrações com a chegada do pequeno, o casal precisa ter uma conversa bem objetiva. Quando se contempla de forma mais racional e prática as dificuldades que enfrentarão, os dois se sentem mais preparados, e a tendência é que encarem tudo com mais equilíbrio. Sente-se com o seu parceiro e analise todos os problemas em potencial. Discuta o que pode ser feito para que eles sejam revolvidos.

Falta de atenção e romance

Quando chega o bebê, as mudanças são impactantes e reais. Se, antes, tudo era pensamento, agora as situações são concretas, o que é inevitável. Muitos casais apontam problemas nessa fase. Por falta de tempo e cansaço, o afastamento pode acontecer, e muitas vezes o parceiro reclama de falta de atenção e de sexo.

É comum que as mulheres se concentrem totalmente no bebê e acabem, mesmo sem intenção, deixando o marido mais isolado. Além disso, com as mudanças no corpo, inchaço, ganho de peso e amamentação, algumas mães podem se sentir desconfortáveis em retomar a rotina sexual.

Uma atitude que não ajuda é o pai se sentir ressentido e se comportar como rival do bebê. É preciso equilíbrio de ambas as partes. O homem precisa compreender que o que a mulher passa é uma fase e que esse momento pós-parto passará. Por outro lado, a mulher necessita entender que a relação não pode ficar relegada a segundo plano. Ela precisa tentar fazer um esforço e abrir concessões.

Com um espírito de parceria e colaboração, o casal vai conseguir lidar com os desafios e saber harmonizar relacionamento e maternidade.

Gostou do nosso artigo? Então, curta e compartilhe nas redes sociais com os amigos!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário