Tablet e jogos digitais para crianças: vilões ou mocinhos?

Seu filho não desgruda do tablet? Você precisa brigar para que ele saia do videogame ou computador? Saiba que esse é um problema enfrentado por muitos pais!

As crianças têm entrado cada vez mais cedo para o mundo digital. Muitas têm tido uma rotina imprópria para a idade, o que está incomodando, e muito, os responsáveis que desejam o melhor para suas crianças.

Mas, qual o limite para tudo isso? Tablet e jogos digitais para crianças são vilões ou mocinhos? Veja o que preparamos sobre o assunto e tire suas conclusões. Acompanhe!

Aspectos positivos do uso de tablet e jogos digitais para crianças

Estimulam o raciocínio lógico

Os diferentes jogos digitais ajudam no desenvolvimento do raciocínio, principalmente quando são de estratégia e a criança precisa encontrar soluções. Esse tipo de divertimento incentiva o aprendizado e ajuda a tomar atitudes corretas. Devido a vontade de vencer, o jogador não desiste, assim ele é estimulado a persistir, além de aprender a superar derrotas.

Ajudam no desenvolvimento do cérebro e da visão

O uso de tablets e jogos digitais, na medida certa, podem colaborar para melhor visão e melhor funcionamento do cérebro.

No caso dos olhos, os jogos, por sua rapidez, ajudam a combater o problema do olho preguiçoso. Além disso, auxiliam na função do cérebro da criança de prestar atenção em vários acontecimentos ao mesmo tempo, aumentando sua eficiência e a coordenação das funções visuais, auditivas e táteis.

Colaboram com a coordenação motora

Alguns jogos digitais e o uso de tablets podem influenciar no bom funcionamento da coordenação motora. Quando a criançada joga algum desses jogos, por um tempo não excessivo, é possível que melhore essa função corporal. Além disso, quando se trata de jogos de maior velocidade, essa prática ajuda no ganho de habilidades mais rapidamente.

Aspectos negativos

Problemas psicológicos

O uso excessivo desses aparelhos pode levar a vários casos de distúrbios psicológicos e emocionais, como depressão, ansiedade, psicose e transtorno bipolar. Além de problemas de agressividade, quando se utiliza determinados tipos de jogos impróprios para crianças, e deficit de atenção, devido a alta velocidade de informações.

Problemas com a emissão de radiação

Não se sabe ainda os reais riscos que a frequente exposição aos aparelhos celulares pode causar. Por isso é recomendado que seja postergado o máximo possível o uso desses eletrônicos na infância.

As crianças, segundo especialistas, são mais sensíveis aos agentes radioativos e acredita-se ainda que, o não uso de celulares é forma de prevenção a câncer.

Problemas com o desenvolvimento e rotina

Os eletrônicos usados de forma excessiva podem também causar problemas com o desenvolvimento cerebral das crianças pequenas, que é fortemente influenciado pelos estímulos do ambiente em que se vive, chegando a causar até atrasos cognitivos.

Os pequenos sofrem, inclusive, com a alteração na rotina, deixando de praticar esportes e de ter um cotidiano saudável, o que lhes traz problemas de obesidade, distúrbio de sono e alteração no crescimento, além, é claro, da dependência.

Agora que você já conheceu mais sobre a influência do tablet e jogos digitais no desenvolvimento de seus filhos, é importante ficar atento quanto aos excessos. Impor limites é fundamental para que as crianças possam usufruir das tecnologias da melhor maneira. Aproveite agora para descobrir o brinquedo certo para cada criança!

Web Kids

Ambiente ideal para comprar, vender e doar, móveis, brinquedos e artigos, novos e seminovos, para bebês e crianças.

Posts Relacionados

thumbnail
hover

O que fazer com itens de...

Não precisa ser papai ou mamãe de filhos pequenos para saber que eles crescem rapidamente. Com isso, muitos itens de bebê, como brinqued...

thumbnail
hover

Como fazer crianças conhecerem e gostarem...

O contato das crianças com a música gera inúmeros benefícios. Ela é um incentivo para que os pequenos se interessem pelo universo cu...

thumbnail
hover

5 dicas para fazer a mala...

Viajar com as crianças tem tudo para ser uma delícia, mas se você não levar itens certos e suficientes para os dias que vão passar fora...

Deixe-nos um comentário